Atividade é considerada rotineira e preventiva, e envolve cerca de 150 pessoas.

As defesas civis estadual e municipais de Nova Lima, na Grande BH, e Itabirito, na Região Central de Minas Gerais, fazem neste sábado (4), às 10h, simulado prático de emergência da Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens Maravilhas I, II e III, da mina do Pico. A ação tem o apoio da Vale.

A atividade é considerada rotineira e preventiva, e envolve cerca de 150 pessoas. No horário do treinamento, a população será avisada pelo toque de sirenes – antes é emitida uma mensagem de voz alertando que se trata de um simulado – e devem seguir as rotas de fuga e ir aos pontos de encontro em área segura.https://6ef047b237e5fb2ec6997b4ab25a38d9.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Os trabalhos fazem parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas, em cumprimento à legislação.

O objetivo é reforçar a cultura de prevenção e orientar a população sobre como agir em caso de emergência. Como medida preventiva, durante o simulado haverá interdição temporária do trânsito de veículos na estrada municipal ITA-140, ao lado da mina do Pico. ​Toque de sirenes avisará aos participantes sobre o início do simulado.

Os órgãos informam que foram tomados os cuidados para evitar a disseminação da Covid-19, de acordo com orientações das autoridades de saúde.

Não houve alteração na condição de segurança das estruturas. As barragens Maravilhas I e III continuam com Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva e Maravilhas II permanece em nível 1 do PAEBM, que não requer a evacuação da população a jusante.https://6ef047b237e5fb2ec6997b4ab25a38d9.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

A Vale informou que as estruturas passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG).

Fonte: G1