A cidade de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, recebeu 9,6 mil kits de testes rápidos para o novo coronavírus. Foi uma doação do Hospital Nossa Senhora de Lourdes (HNSL), que serão compartilhados com unidades de saúde do município e começam a ser aplicados a partir desta quarta-feira (20). Nova Lima tem, aproximadamente, 100 mil habitantes.

“A princípio vamos tentar testar todas as pessoas que têm síndrome gripal com quadro sugestivo de gripe ou resfriado, a partir do oitavo dia de sintomas. As mais graves são examinadas por PCR e as amostras encaminhadas para a Funed. As menos grave, que não serão internadas e não são profissionais de saúde, podem se dirigir às unidades de saúde para fazer o teste rápido”, informou Guenael Freire, infectologista de Nova Lima.

Segundo a prefeitura, para ser testado, o paciente precisa estar com sintomas do coronavírus há, pelo menos, sete dias. Ao procurar uma Unidade Básica de Saúde, o Centro de Atendimento ao Coronavírus (Ceacor) ou o Pronto Atendimento do Jardim Canadá, o paciente será avaliado e, caso precise realizar o teste, será orientado.

A sensibilidade do teste é de 86,43%, daí a importância de se fazê-lo a partir do 7º dia de sintomas, para evitar resultado falso-negativo.

Fonte: G1